terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TEATRO - Louco, Esta Noite Pedirão a Sua Alma

LOUCO, ESTA NOITE PEDIRÃO A SUA ALMA

A partir do texto de lucas 12:20, um traficante é apresentado ao público. Ele dominou a área, não deixa espaço pra ninguém.
Ignora com um evangelista e demonstra todo o seu poder na comunidade, sua violência...
Assume tem um pacto com o demônio...
Louco, esta noite pedirão a tua alma.
Base: Lucas12:20
Personagens:
Traficante
Grupo Evangelismo
Diabo
Demônios
Pregador
Jovem traficante no meio do palco, com muitas armas.
Entra uma equipe de evangelismo. Um jovem vai até o traficante para entregar-lhe um folheto:
JOVEM EVANGÉLICO: Olá amigo. Gostaria de deixar este folheto. Jesus pode mudar a sua vida. Ele te ama.
O traficante levanta e empurra o jovem evangélico.
TRAFICANTE: Qual que é Bíblia! Vaza!! Não quero seu Jesus não. Muito menos mudar de vida!!
JOVEM EVANGÉLICO: Não fale assim. Jesus morreu por você! Se hoje pedirem a sua alma?
TRAFICANTE: Vaza, Vaza!! Minha alma é o meu bolso! É isso aqui ó! ( aponta as armas).
O jovem crente sai orando, com o grupo.
TRAFICANTE: Esses manes com essa vidinha sem graça. Vem falar de Bíblia! Eles não sabem o que é viver!
O que eles ganham com suas carteiras assinadas em um mês, eu ganho muito Mais em uma semana! Salário mínimo? É ruim hein!!!
Comecei do zero aqui! Fiz carreira.
Comecei soltando pipa para avisar da chegada da policia. Depois passei para avião. Era só entregar a parada e pegar a grana! Mais eu era esperto. Queria mais!
Depois veio o batismo! Tive que passar uns caras! Na hora deu branco. Pensei que fosse amarelar! Daí, foi cheirar uma da boa e, malandro, tu cria coragem até para pular sem asa delta! Matei dois no meu batismo!
Subi no conceito. Criei moral com chefia. Fiz por onde! Caraca ai, era o mais psico das quebradas! Pegava os mais difíceis!
Hoje, to aqui! Sou o dono da situação. Isso aqui é para HOMEM. É para macho de verdade! Mané aqui não se cria! Mas pensa que é mole? Se não abrir o olho, neguinho me passa. Nesse jogo não tem amigo não!
Toca o radio do traficante.
TRAFICANTE NO RÁDIO: Qual é da parada?
TRAFICANTE 2: Ai chefe, aquele maluco que não pagou a parada já ta aqui.
TRAFICANTE NO RÁDIO: ? Ta com a grana?
TRAFICANTE 2: Nada..quer botar no pendura.
TRAFICANTE NO RÁDIO: Meu irmão, isso aqui não é mercearia não. Passa o cara! Bota no micro-ondas para não deixar rastro...nem DNA vai identificar o malandro.
Tudo sobre controle. Otário é quem vacila! Comprou, pagou! Se não pagar irmão, vai para vala! Isso aqui não é obra social. É negocio. E matar, são ossos do oficio!
Vira para a plateia e pergunta: Ta olhando o que meu irmão!
Ouve-se uma musica sinistra...
DEMÔNIO ( somente a voz) : Você acha que pode tudo não é ?
TRAFICANTE: Quem ta ai?
DEMÔNIO ( somente a voz) : Você se acha o rei do pedaço...
TRAFICANTE: Meu irmão, é melhor aparecer logo! Não gosto de brincadeira...to falando serio! Tu vai comer capim pela raiz...
DEMÔNIO ( somente a voz) : Não me faça rir...
TRAFICANTE: Malandro. Acho bom tu saber que não ta falando com qualquer um não...quem é você? Fala logo!
DEMÔNIO ( somente a voz) : Se você não me conhece, não vou me apresentar...apesar de que, já nos vimos antes, você não lembra? Mas eu não gosto de aparecer. Prefiro trabalhar nos bastidores...tem gente que ate pensa que eu não existo!
TRAFICANTE: Que papo é esse de não existir? Assombração? Se tu não é, vai passar a ser, porque eu vou te mandar para o outro mundo. Aparece logo! Quem ta ai? ( fala gritando).
DEMÔNIO ( somente a voz) : Para que a pressa. Eu vim para levar.
TRAFICANTE: Que levar o que ! Tenho corpo fechado! Fiz pacto com o Demo irmão. Eu ando com o cara! Fala logo quem ta ai!!
DEMÔNIO ( somente a voz) : Vamos logo, chega de conversa!
DEMÔNIO ( somente a voz) : Corpo fechado? Hahahahaha, você se acha o dono da sua vida não é mesmo? O dono da sua vida sou eu!
Surge um vulto das sombras:
DEMÔNIO ( surgindo as poucos): Príncipe das trevas, diabo, satanás, lúcifer, Belzebu, tanto faz...escolha um nome...o que você quiser! Apesar de que eu particularmente prefiro rei das trevas...Escolha um rosto...Pode ser um de mulher ( aparece por inteiro)
TRAFICANTE: (olha espantado para a mulher). Que diabo o que! Eu fiz pacto com ele. E não tinha nada de mulher
DEMÔNIO: Sim, eu sei...foi comigo! Minha missão é matar, roubar e destruir. Eu engano a todos. Então, o que é um rosto? (fala agressivamente) posso ate ser um anjo de luz ( fala com jeito meigo), ou um santo...escolha um qualquer...Quem você acha que te trouxe até aqui? ( volta a falar agressivamente). Quem te livrou dos tiroteios, das armações dos seus coleguinhas? Quem te deu o carrão importado? A musa do verão? A boate da moda? EU!! EU FIZ ISSO! Então, nada mais justo do que buscar a minha parte, não acha? ( Fala mansamente )
TRAFICANTE: O que você quer ? É dinheiro? Eu te dou...diz quanto você quer!!
DEMÔNIO: Não me faça rir! Dinho para mim não é problema! EU TE DEI TUD, esqueceu??? E a branca? Purinha? Você achou que dominava e hoje é ela que te domina. COCAINA!! Vamos lá! Quando chegar a noia, você tem uma arma ai na mão! Puxe o gatilho! Descarregue a sua ira! Afinal a vida foi tão injusto com você não é mesmo, coitadinho ( fala com sarcasmos). Eu sei do que você gosta! Você gosta de poder! Você gosta de manda!!
TRAFICANTE: EU mando aqui! ( fala gritando) . Eu não quero morrer. Eu sou o cara!
DEMÔNIOS ( somente a voz) : Seu fim está chegando
DEMÔNIO: (senta-se e fala de forma sarcástica) Ai...é sempre a mesma coisa! Primeiro vocês querem! Eu dou! Ai quando eu venho buscar a minha parte, vocês, como você fala mesmo? Amarela?
TRAFICANTE: Perai? Quando eu fiz o pacto, você disse...
Entram os demônios e começam a atormentar o traficante!
DEMÔNIO: (levanta-se e vira pra a plateia) Eu disse o que? Eu cumpri a minha parte do trato.
Como é fácil enganar vocês. Se acham tão espertos, mas são tolos. Basta dar um pouco, um pouquinho só! Vaidade! Ego. É sempre a mesma coisa! Basta apimentar o orgulho! Com o orgulho, vocês acreditam em si mesmos. Acham que são criadores e esquecem que na verdade são criaturas!
Meu destino já está selado! Mas não vou sozinho! Vou levar muitos comigo!
Sou capaz de tudo para afastá-los da verdade! Sou capaz de tudo para que vocês nunca conheçam JESUS. Nunca aceitem o sangue derramado. Nunca saibam que ELE tem todo poder. Ai, eu criei a religião. Engano e vocês pensam que todo Pastor é ladrão! Dar dinheiro na igreja? Para que? Vocês gastam melhor com cerveja, com craque, com remédios...Então eu vou sugando as suas vidas! Ser crente? É careta! Seus amigos vão te chamar de “Bíblia”, “Careta”, “Não ta com nada”, “ não pode isso, não pode aquilo”
Eu não tenho regras. EU SOU A LIBERDADE! ( fala com entusiasmo).
Os demônios fazem o traficante dar um tiro na cabeça e levam o seu corpo. Sangue é jogado no chão!
DEMÔNIO: Volta a falar sinistramente. EU sei que vou morrer, mas você vai comigo! Muito prazer. EU SOU SEU INIMIGO!
Sai de cena....

PREGADOR: Após aproximadamente 30 segundos, dirige-se à plateia e diz;
Louco, esta noite pedirão a sua alma. O que tens?
A bíblia diz que aquele que tentar ganha a sua vida, perdê-la-a.
Os que descem a sepultura não têm mais escolha. No sepulcro não há obras, nem conhecimento, nem sabedoria. Todos nós, cedo ou tarde iremos para lá!
Põem confiamos naquele que diz que “ todo aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá”.
Escolha hoje mudar de vida! De que vale ganhar a sua vida aqui na terra e perder a sua alma?
Aceite a JESUS. ESCOLHA TER A SUA VIDA TRANSFORMADA por ELE.
( faz o apelo).
Fim


11/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário