terça-feira, 23 de abril de 2013

[TEATRO] O Juízo Final


Flashes das vidas de personagens que representam: Avareza e o Amor ao dinheiro; Prazeres momentâneos; Cristãos infiéis e fiéis, compõem a primeira parte da peça.
No segundo momento, estes mesmos personagens estarão enfrentando o julgamento final.
Anjos conferem qual o final de cada personagem, anotados no livro de acordo com a vida que levaram.
O objetivo maior da peça não é ensinar ou mostrar aos irmãos como será o Juízo Final! E sim alertar a igreja que hoje em dia esta vivendo desapercebida e se esquecendo que o fim dos tempos esta chegando.

DESENVOLVIMENTO DA PEÇA O JUÍZO FINAL
PARTICIPANTES: 12
- Narrador -> Oculto o tempo todo, na cena 1 é narrador na cena 2 é Jesus.
– Homem Rico -> Representa a Avareza e o Amor ao dinheiro.
– Jovem Baladeiro -> Prazeres que o mundo oferece.
– Crente Falsa -> Cristãos infiéis que envergonham o nome de Cristo.
– Crente Fiel -> Representa os verdadeiros adoradores.
– Quatro Anjos -> Anjos auxiliares no dia do juízo.
– Satanás -> O príncipe das Trevas que veio matar, roubar e destruir.
– Dois Demônios -> Auxiliares de satanás que vão tragar as almas.

CENA 1

Será preciso apenas uma cadeira.

NARRADOR:  Eis ai um homem que em toda a sua vida só pensava em dinheiro, ouviu falar de Jesus mas preferiu servir a Mamom e se gloriava de sua riqueza.
(enquanto o narrador fala vai entrando o homem rico)

HOMEM RICO:   É tão bom ser rico! Eu não preciso de ninguém, compro tudo que quero e mando em todo mundo porque com dinheiro eu sou poderoso. Tenho todo poder e autoridade sobre meus empregados, tenho carro do ano e mulher a hora que quiser.
O meu nome está na TV rádios e revistas. Eu não preciso de ninguém.
Quer saber!
Deus é meu colega e o dinheiro é meu amigo.
(Sai homem rico e o narrador continua e enquanto o narrador fala entra o jovem Baladeiro.)
(IDEIA - Jogar umas notas de dinheiro -falso é claro- para igreja!)
NARRADOR:  Eis aí uma pessoa que só pensava nos prazeres da carne, nunca procurou a Deus e sua vida foi dedicada ao pecado.

JOVEM BALADEIRO:  (celular dele toca, ele atende e diz) E ai véi, firmeza?
Lembrei de você ontem na balada e tinha muita mina, muita droga fiquei loucão cara!...
O quê?...
Jesus? Igreja?
Cê tá maluco?! Isso é coisa de quadrado isso é pra bobão o meu negócio é curtir a vida.
(Sai jovem baladeiro)

NARRADOR:  Eis aí uma pessoa que frequentava a igreja e se dizia crente mas, ao invés de adorar a Deus em espírito e em verdade só reclamava e murmurava.
(Enquanto narrador fala entra a crente falsa e se ajoelha pra orar… mal começa a orar e já vai dizendo)

CRENTE FALSA:  Pai nosso que esta no céu… Meu Deus olha a saia daquela irmã?
Vixxi olha o sapato do irmão ele não troca nunca ta todo furado, (levanta da oração e senta).
Ah não o pastor vai pregar a mesma mensagem outra vez eu não acredito e esse culto que não acaba logo eu quero ver a novela!...
Ah ainda bem que acabou eu vou embora...
(Sai a crente falsa correndo depois entra a crente fiel)

NARRADOR:  Eis ai uma verdadeira serva do Deus altíssimo que frequentava a igreja para adorar a Deus em espírito e em verdade.

CRENTE FIEL:  Graças a Deus que eu cheguei em paz, obrigado Senhor pois tu eis merecedor de toda honra e toda glória para todo sempre amem. Como é bom estar em tua casa, me enche com teu espírito e derrame a tua gloria sobre nós aqui.
(Sai a crente fiel)

CENA 2

(Apaga as luzes, toca um som de estrondo.)
NARRADOR:  Eis que finalmente chega o grande dia do julgamento ao qual ninguém escapará.
(Ascende as luzes, logo estão os anjos diante do trono
Os quatro anjos estão posicionados dois de cada lado, um deles traz o livro da vida e o outro o livro das obras dos que serão julgados.)
NARRADOR:  Tragam-me o primeiro.
(Os anjos 3 e 4 trazem o homem rico arrastado e gritando: não me levem, eu posso pagar o que vocês quiserem eu te dou dinheiro não me levem!)

NARRADOR:  Quais foram às obras dele?

ANJO 1:   Senhor, sua obras não foram nada boas. Toda a sua vida este homem só pensava em dinheiro sempre foi egoísta e nunca ajudou a ninguém se gabava pelo dinheiro e nunca pensou em ser fiel a ti.

SATANÁS:  (sai da porta do inferno) E aí? Vai demorar muito?
Eu investi pesado nesta vida, não sei pra que tanta demora esse já é meu mesmo. Hahahahah!!!(volta para o inferno)

(IDEIA - Sempre que satanás aparecer, combine com as crianças e alguns outros irmãos para gritarem de medo)

NARRADOR:  O nome dele esta escrito no livro da vida?

ANJO 2:  (olhando no livro) Não Senhor, o nome dele não esta no livro da vida.

NARRADOR:  Aparte-se de mim maldito para o fogo eterno.
(Anjos 3 e 4 jogam o homem rico no chão e dois demônios saem do inferno e arrastam ele para lá. O homem rico é arrastado ao inferno gritando misericórdia!)

NARRADOR:  Tragam-me o segundo.
(Anjos 3 e 4 trazem o jovem baladeiro)

JOVEM BALADEIRO:   (gritando)Vocês não sabem com quem estão mexendo, eu sou perigoso eu vou mandar meus manos pegarem vocês.

NARRADOR:  Quais foram as obras dele?
ANJO 1:   Senhor, suas obras não foram boas! Ele passou toda sua mocidade consumindo drogas, as noites em festas se embriagando e cometendo todo tipo de pecado contra o corpo, sua mãe orava por ele mas ele blasfemava contra ti.

SATANÁS:  (sai do inferno) Esse aí então, não escapa mesmo porque ele abraçou os meus caminhos e agora ficará comigo hahahahha

NARRADOR:  O nome dele está no livro da vida?

ANJO 2:   Não senhor, o nome dele não está no livro da vida.

NARRADOR:  Você não se lembrou do seu criador nos dias da sua mocidade apartai-vos de mim maldito para o fogo eterno.
(Os demônios saem para leva-lo e o jovem baladeiro é arrastado para o inferno aos gritos de socorro e misericórdia.)

NARRADOR:  Tragam-me o próximo!
(Anjos 3 e 4 trazem a crente falsa.)

CRENTE FALSA:   Oba! Jesus voltou e eu irei para o céu uuhhuuu!!.

NARRADOR:  Quais foram as obras dela?

ANJO 1:   Senhor, ela sempre frequentou a sua casa, porém nunca se preocupou em adorar o teu nome e vivia cuidando da vida dos outros!

SATANÁS:  (sai do inferno) Essa quase escapou de mim, mas com o tempo consegui endurecer seu coração e ela é minha. hahahhaha

NARRADOR:  O nome dela está no livro da vida?

ANJO 2:   Senhor, o nome dela estava no livro da vida mas foi apagado!

NARRADOR:  Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade porque eu não vos conheço!
(A crente falsa também é arrastada para o inferno aos gritos pedindo mais uma chance!)

NARRADOR:  Tragam-me o próximo!
(Entra a crente fiel acompanhada pelos anjos 3 e 4 )

CRENTE FIEL:  Graças a Deus Jesus voltou, valeu a pena esperar.

NARRADOR:  Quais foram as obras dela?

ANJO 1:   Meu senhor, suas obras foram boas. Ela sempre foi a tua casa para adorá-lo e dedicou sua vida para fazer tua vontade oh meu senhor.

SATANÁS:  Essa conseguiu! Mas eu nem gostava dela mesmo, porque ela vivia adorando o nome dele e se você soubesse com quanta raiva eu fico quando alguém adora o nome dele.

NARRADOR:  O nome dela esta no livro da vida?

ANJO 2:   Sim Senhor, o nome dela está no livro da vida!

NARRADOR:  Bendita és tu, perdeu a vida passageira mas ganhou a vida eterna!  Vinde bendita do meu pai para o lugar que esta preparado desde a consumação dos séculos.
(A crente fiel entra no paraíso.)

(IDEIA: Junta-se o grupo de jovens, até os participantes da peça, para cantar o hino Até tocar o Céu.)

FIM

Palavras do autor:

... Desde já quero deixar bem claro que essa peça não aborda o acontecimento do juízo final, exatamente da forma como será ou deve ser. Mas é apresentada de forma simples, fazendo com que qualquer grupo de jovens e em qualquer igreja possa apresentar essa peça, por não necessitar de muitos recursos.

Espero que você tenha gostado dessa peça. As ideias foram minhas na tentativa de deixar a peça mais dinâmica e interessante.
A paz do Senhor.

Fonte: pregadormanasses.com

Um comentário:

  1. Muito boa a peça meu irmão!!
    Continue escrevendo peças!
    Que Deus continue abençoando a sua vida!

    ResponderExcluir